18 de dezembro de 2011

ANIVERSSÁRIO DE JESUS.

PORQUE EM NOSSO CALENDÁRIO, O ANIVERSSÁRIO DO SENHOR JESUS É COMEMORADO EM SETEMBRO

Historicamente, não se sabe ao certo, qual a data do nascimento de Jesus; os antigos escritos falam de uma grande conjunção (a estrela de Belém) ocorrida pela época do seu nascimento e, segundo a astrologia, isto teria ocorrido por volta de 8 de setembro, data divulgada pela Ponte para  a Liberdade, em seus primórdios, seguindo as orientações do Mestre El Morya.

A escolha do dia 25 de dezembro deve-se ao mito do nascimento do Sol Invicto (solstício de inverno, no hemisfério Norte) que se seguiam dias de festa em louvor aos deuses solares (Apolo, Mitra, Prometeu, etc...), pois nos céus fica visível a constelação de Virgem que anuncia a chegada do Sol com seus raios revitalizante, é o nascimento do Deus, gerado pela Virgem celeste.

Nos primeiros séculos da Era Cristã, Mitra o Deus Sol, (Deus persa, Deus da luz – protetor da vida, era especialmente reverenciado pelos soldados romanos, desde a expansão do Império até o Oriente quando conheceram o mitraísmo e seus mistérios sagrados, que incluiam, um ritual de refeição sagrada utilizando pão e vinho. Alguns estudiosos associam o Mitra persa ao Maitreya hindu) protetor dos retos, guerreiro da Luz e mediador entre os homens e o Ser Superior era festejado em todo o Império Romano de forma muito especial sendo, 25 de dezembro, sua data de nascimento. No século IV, depois de muitos debates, a Igreja Primitiva resolveu utilizar essa mesma data para fixar o nascimento do menino Jesus, “sol nascente que nos veio visitar para iluminar os que se encontram em treva e sombra, com a finalidade de dirigir nossos passos no caminho da paz” (Lc. 1:78:79).

Lembramos aqui que o “mito solar” acompanha a humanidade desde os seus primórdios, sempre acompanhado do aforismo “a luz que vem do Oriente.”

                                                                                                                                                                         (Rev. Entusiasmo – Setembro/2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário